Escolha uma Página

stromectol max dose discretionally Análise de perfil comportamental – Importância no dia a dia profissional

 

No dia a dia todos nós estabelecemos padrões comportamentais, que, em sua maioria, são automáticos. Conhecer esses padrões facilita não só o autoconhecimento como, também, o conhecimento do outro com quem escolhemos nos comunicar, assim, proporcionando uma interação mais eficaz e com mais eficiência com o mundo a partir de uma autogestão de mudança comportamental.

https://gidellannes.com.br/2247-dpt29885-site-para-namoro-de-cachorros.html O que é comportamento?

É como reagimos frente a estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimas ou uma combinação de ambos.

De acordo com nossa reação a esses estilos e as emoções e sensações que a situação nos causa, moldam padrões de reações e comportamento. Padrões esses desenvolvidos dentro da primeira e segunda infância e passível de serem levados por toda a vida, principalmente se não sabemos que os temos.

Os padrões são formados então a partir de nossas experiências, ambientes, pessoas que convivemos sendo na escola, na família; situações adversas que aconteceram conosco ou que presenciamos, como reagimos a isso ou como vimos os outros reagindo. Enfim, criamos um padrão de comportamento e o usamos no dia a dia, de forma inconsciente.

ivermectin human dose side effects Dunkwa E qual a importância do comportamento na vida profissional?

Nove em cada 10 profissionais que são contratados pelo perfil técnico são demitidos pelo comportamento. É o que aponta o levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão.

Ou seja, conhecimento técnico sozinho não é suficiente. 

O profissional precisa ter uma forte inteligência emocional e buscar novas habilidades, como trabalhar em equipe, respeito ao próximo, inspirar e desenvolver pessoas. Precisam entender que para chegarem a um resultado, é necessário saber quais são suas potencialidades e aprimorá-las; entender quais características que não tem e desenvolvê-las e quais precisam de melhorias e buscar meios de melhorá-las.

A ferramenta DISC

Hoje existem diversas ferramentas que analisam padrões de comportamento e muitas empresas  aplicam essas ferramentas nos processos seletivos. Sabendo qual padrão o profissional tem, já é possível identificar suas potencialidades e as chances de acerto na escolha aumenta.

A ferramenta que trago hoje neste texto é o DISC. 

O DISC tem fundamentação teórica e algoritmos gerados a partir do trabalho do psicólogo norte-americano William Moulton Marston, sua publicação em 1928, de “Emotions Of Normal People”, cujo objetivo, inicialmente era sistematizar modelos de interação humana a partir da interdependência das emoções, das ações e dos ambientes, para tanto, estudando a forma como as pessoas se comportam para realizarem seus prazeres e evitarem a dor, utilizando estilos mais hostis ou amigáveis, de acordo com o ambiente e suas necessidades.

Disc são as iniciais de: DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, SEGURANÇA (ou estabilidade) e CAUTELA (ou metódico)

Entre as principais características dos padrões, podemos perceber que as mais marcantes são:
DOMINANTES: Pessoas com foco em tarefas, orientado a resultados, objetivos, diretos e assertivos. São competitivos, enérgicos, velocidade de decisão e foco em resultado. Seus movimentos são rápidos, expansivos e firmes, gostam de correr riscos e de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Estão sempre correndo contra o tempo, mesmo quando não estão atrasados. Sua palavra de ordem é “DOMINAR”, adoram ter o controle e o poder sobre tudo e todos

INFLUENTES: Pessoas com foco em pessoas, orientado à comunicação, alegre, sorridente e otimista. As características principais do padrão I são receptividade, facilidade em se comunicar e expressar-se, otimismo e extroversão; são espontâneas e entusiastas. Tendem a ser populares por onde passam e, como ponto de referência, acabam tendo facilidade para influenciar a todos. Muito falantes e emocionais, acabam deixando de lado a necessidade de ouvir, podendo desmotivar quem está do outro lado apenas como expectador. Gostam de ser o foco das atenções e são ansiosas por aprovação social. Os outros podem percebê-los como pessoas descuidadas, impulsivas e com dificuldade para fazer acompanhamento, devido à falta de atenção aos detalhes. A palavra de ordem aqui é “INFLUENCIAR”.

SEGURO / ESTÁVEL: foco em harmonização, orientado a rotinas, amável, paciente, persistente. São calmos, prestativos, pacientes, modestos e descontraídos. ALTRUÍSMO é a palavra que os representa. São ansiosos para ajudar, leais e, muitas vezes excelentes membros de equipe. Falam calmamente e com serenidade e têm habilidade para ouvir. Pode anular sua necessidade para atender a do outro. Confiáveis e equilibrados com as tarefas e pessoas, são muito persistentes e evitam mudanças que não estejam pautadas em seu senso de justiça ou segurança. Prezam por estabilidade e são previsíveis. Eles podem ser muito dispostos a trabalhar o que, por vezes, é uma grande vantagem. Outros podem percebê-los como muito lentos, presos a um “status quo”, indecisos, teimosos e até mesmo silenciosamente ressentidos.

CAUTELOSO / METÓDICO: foco em dados e fatos, orientado a regras, preciso, lógico e cuidadoso. Perfeccionistas, precisas, lógicas, factuais, analíticas e cuidadosas. Elas necessitam ter o controle do ambiente e dos fatos para que não contém com o fator surpresa, assim como o padrão S, também, não gostam de mudanças e fazem de tudo para manter a ordem do ambiente, evitando ter de mudar a direção. Gostam de dados, informações e análises e por serem mais racionais dão prioridade aos resultados. São introspectivas e reservadas, preferem trabalhar no silêncio, concentradas e com pessoas que tenham as mesmas características que elas. Apalavra que define este padrão é “CALCULISTA”, pois são focadas em tarefas e em garantir que as coisas sejam feitas corretamente.

É importante destacar que as pessoas são uma combinação de padrões. Não existem padrões bons e ruins, melhores ou piores. Todos os padrões têm potencialidades e limitações. 

Todos podem fazer qualquer tipo de trabalho, para isso basta o autoconhecimento e o desenvolvimento contínuo

 

Quer saber qual é o seu padrão de comportamento? Participe da minha oficina!

Nela você receberá seu relatório profissional completo com sua Análise de Comportamento + uma sessão de acompanhamento individual pós-treinamento! 

Os participantes da oficina conhecerão seus padrões e os padrões colegas e começarão a desenvolver a habilidade identificar como as pessoas do seu ciclo de relacionamento se comportam, podendo assim melhorar relacionamentos tendo mais consciência do seu próprio comportamento e dos outros.  

Matoury lantus 20 Soliana Angeli é empresária e consultora
MBA em Liderança na Gestão de Pessoas, MBA em Gestão Empresarial,
MBA em Consultoria Empresarial. http://innerspacecomputers.com/4862-cs91150-hot-cash-begado-casino-ohne-einzahlung.html
Business Coach, Leader Coach, Life Coach, Excutive Coach, 
Master Coach e Coach de Carreiras 
Analista Comportamental, Analista de competências
Foco em desenvolvimento de micro e pequenas empresas
Sócia da Multi Núcleo Treinamentos Integrados

Empreender é uma paixão!