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https://diabetesfrees.com/managing-worry-about-covid-19-and-type-1-diabetes/ STQ  – VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NESTA SÍNDROME?

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Me arrisco a dizer que todos nós temos momentos em que temos essa síndrome. Alguma vez você saiu do trabalho no seu horário de almoço e quando sentou á mesa lembrou de algo muito importante que você tem que fazer ou algo que você tem que comprar ou que você tem que resolver e esse pensamento fez com que você almoçasse preocupado, nem aproveitando o momento, ficando ansioso e estressado?

Então você foi atingido pela STQ ou Síndrome do ‘tem que” ou Síndrome do “tenho que”. Levantei esse conceito durante várias vezes que lembrava de algo que tinha que ser feito,  não poderia ser feito naquela hora ou local, mas também não poderia esquecer de fazer depois.

Quase sempre, nos preocupamos demais, ficamos imaginando tudo o que pode dar errado, os perigos que corremos.  Aí sentimos estresse, ansiedade e até dores e essas preocupações acabam atrapalhando nossos resultados.

Antes de mais nada, é importante saber o significado da palavra PREOCUPAÇÃO:

 

substantivo feminino

  1. prevenção, opinião antecipada, ou a primeira impressão …
  2. ideia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral.
  3. perda da tranquilidade de espírito, devida ao interesse ou sentimento de responsabilidade que se tem por certas pessoas ou coisas; cuidado.
  4. atenção dirigida exclusivamente a alguma pessoa ou coisa.
  5. pensamento dominante, que se sobrepõe a qualquer outro.

Origem

⊙ ETIM lat. praeoccupatĭo,ōnis – ocupação prévia

 

Ou seja, você está se ocupando previamente por algo e esse algo pode ser simples, mas você começa a imaginar o que pode acontecer se esse algo não for feito, ou se for feito errado, aí irá acontecer um grande problema. Clama, nada aconteceu ainda e você já criou tudo isso e já sofreu por isso.

Vou dar aqui uma dica bem simples, bem simples mesmo, de como gerenciar as preocupações cotidianas, para que elas não atrapalhem as atividades importante do seu dia.

Quando você estiver em algum local e você lembrar que tem que fazer aquele relatório, anote no seu celular ou na sua agenda, você pode mandar um áudio para você mesmo, um e-mail. De preferência já coloque nas anotações o dia e a hora para fazer esse relatório e pronto, não se pensa mais nisso.

Só isso? sim! é simples mas funciona, pois quando você anota, os riscos de esquecer diminuem e as preocupações com o que pode acontecer se você esquecer diminui também. Além disso, quando você anota, é como tirar da cabeça e colocar no papel. Experimente!

Caso você tenha muitas preocupações na cabeça, agende um horário para pensar nelas. Não se “pré-ocupe” com “pré-ocupações”. Agende um horário ou um dia na semana para

pensar nas situações que você tem que resolver, isso mesmo, agende um momento para se preocupar e organizar as ideias. Até lá não se fala mais nisso.

 

Você não consegue?

Se você gosta muito de jogar bola por exemplo e no meio de uma reunião, a vontade de jogar bola vem, o que você faz? sai correndo para jogar bola, pois você não controla os seus pensamentos e desejos? não! você lembra que seu jogo é toda quinta feira a noite e continua na reunião.

https://lucascoelhodg.com.br/4951-dpt53117-mc-namorar-pra-quê.html Soliana Angeli é Empresária.
MBA em Liderança e Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Empresarial. Numan site de rencontre pour homme marier gratuit
Business, Leader, Life , Excutive, Master Coach e Coach de Carreiras .
Analista Comportamental,  de Competências e Inteligência Emocional
Foco em desenvolvimento e gestão de pessoas e processos.
Sócia da Multi Núcleo treinamentos Integrados e Espaço MultiNúcleo Coworking e eventos.
Empreender é uma paixão.